top of page

A masculinidade no meio nerd


O gênero de super-heróis (seja considerando filmes, quadrinhos, séries, animações e afins) é extremamente influente e vende muitas imagens do que poderia ser o "perfil da masculinidade ideal", por assim dizer. É comum que boa parte dos garotos em fase de crescimento deseje ser aquele herói badalado e em alta, mas muitas vezes, sem compreender a real mensagem do personagem, sem ter uma real identificação.


Muitos não percebem, mas a nossa necessidade de ser o "mais homem possível" está ligada ao machismo que a sociedade prega. Por quê? Bem, tudo começa a partir do momento em que nós separamos as coisas como "aquilo que é de menino" e "aquilo que é de menina". Por qual motivo uma simples cor, rosa ou azul, vai definir o que você é? Por qual motivo um garoto preferir elementos diferentes daquilo que dizem que é de homem o fará menos masculino? E mesmo que faça, ser feminino, por acaso, é ser inferior?

Reflitam, se possível. Quantas vezes as pessoas falam coisas como: "Isso é coisa de menininha" ou "Goste de coisas de homem" como se o que fosse da esfera feminina fosse mais fraco, inferior ou até mesmo ruim? É aí onde começa o machismo, e por consequência, a homofobia e outros tipos absurdos de preconceito. Tudo começa com a absurda necessidade de colocar homens em um papel viril, bruto e invulnerável, enquanto coloca a mulher no papel frágil, delicado e submisso.

É aí que entramos no que é ser, de fato, um homem. Ser homem não é ser forte, inabalável ou protetor. Afinal, isso são características abertas para qualquer ser humano. Ser homem também não é simplesmente nascer com uma genitália compatível ao gênero, nem tão pouco renegar tudo o que é da esfera feminina para provar algo a alguém.




Eu, por exemplo, fui criado por uma mulher, uma grande inspiração para mim. Não vivi na presença forte de homens, pois diante do que aquela mulher fazia por mim, quase todos agiam apenas para se reafirmar o tempo todo. Ela teve conquistas e méritos que outros em nossa família não tiveram e eu sempre quis ser como ela. No entanto, isso nunca retirou minha identidade masculina. Gosto do meu corpo, do meu gênero, mas uso de exemplo uma mulher para o que eu quero ser como pessoa. Não precisei de um homem presente na minha vida para ser homem. Algum problema nisso?


O que quero dizer é que masculinidade não deve ser construída a partir de esteriótipos. Você dizer o tempo todo que gosta do Batman porque ele "bate em geral", do Superman porque ele é superpoderoso ou do Homem de Ferro porque ele tem estilo... Nada disso significa algo se você não extrair a real mensagem desses personagens. Você não está sendo mais homem do que o seu colega que, por ventura, gosta mais da Zatanna ou da Canário Negro. Não faz diferença você dizer que gosta de um personagem só porque a maioria dos garotos ou homens dizem gostar se tudo o que está fazendo é tentar se afirmar para a sociedade. Seja qual exemplo for o maior para você, não se apegue nele por questões superficiais, mas sim por aquilo que ele realmente representa.

Se a sua forma de se determinar como homem depende de quantas brigas você ganha ou ganhava na escola, quantas garotas você conquista ou o quão "viril" as pessoas te acham, por experiência própria, digo que está apenas se enganando. Um homem forte tem coragem de ser quem ele é e não tem medo de nada que seja feminino e que possa afetar sua imagem de "machão" por aí. Homem de verdade tem atitude, sabe o que quer, e pouco se importa com esses detalhes tão bobos.




Mulheres não têm medo de dizer que gostam de coisas mais socialmente ligadas aos homens, mas por qual razão nos tememos ser ligados ao que parece feminino? Por qual razão você aí, garoto, tem medo de admitir que um outro cara, por exemplo, é bonito? Você acha que mentir ou fugir do assunto vai te provar mais atraente que ele ou mais homem? Pelo contrário, vai apenas provar que você tem tanto medo de não ser visto da forma que quer que faz de tudo para aquilo não acontecer. Mentindo e fugindo para isso, no processo. Admitir que um cara é bonito em uma conversa qualquer, por exemplo, não muda nada de quem você é.

Mesmo que você tenha uma sexualidade diferente da heterossexual, isso também não te faz menos masculino. Existe uma grande diferença entre IDENTIDADE (como você se vê no mundo) e SEXUALIDADE (por quem você se interessa sexual e/ou romanticamente). Por acaso, o Batman beijar outro cara em alguma situação iria fazer dele alguém menos "foda" e inspirador? Que diferença faz quem a pessoa ama ou se relaciona quando falamos de quem ela é, das ações que pratica e da inspiração que pode levar a outras pessoas?

Jogue esses rótulos idiotas fora! Goste de quem você realmente é, por dentro, e não da imagem que as pessoas podem ter de você. A única pessoa para quem é preciso provar sua identidade é você mesmo, e ninguém mais. Portanto, seja quem é de verdade, pare de buscar a aprovação das pessoas ou de colocar os gostos dito "masculinos" como os corretos ou mais adequados para um homem. Seja forte, seja honesto, mas se lembre que também pode chorar, fraquejar e pedir por socorro. Você pode amar alguém, com toda a força do seu sentimento, seja essa pessoa mulher ou homem, e continuará sendo masculino do jeito que se visualiza sendo.




Particularmente, estou e sou muito feliz admirando e amando minhas heroínas do coração, que são como um símbolo da coragem e da força que quero ter. Sou satisfeito com a pessoa que sou hoje e sei que chegarei muito mais longe, desde que não renegue minha real identidade, e busque apenas ser eu mesmo. Um conselho que dou a todos é que a pior ilusão é a que colocamos para nós mesmos. Tentar ser algo que não somos, como tentar gostar de personagens só porque parecem mais adequados para um homem, ou ficar insistindo em provar algo para as pessoas... Tudo isso traz um sofrimento em vão e desnecessário.


9 visualizações0 comentário
bottom of page