top of page

Os ensinamentos de Reino do Amanhã




Muitos já ouviram falar sobre a clássica e grandiosa história de Mark Waid e Alex Ross chamada Reino do Amanhã, mas nem todos vivenciaram a leitura. Menos ainda são aqueles que interpretaram e compreenderam os ensinamentos presentes na mesma. Afinal de contas, grandes histórias não se resumem em batalhas mirabolantes, pois o que mais importa é aquilo que nos ensinam.


Permaneça ao lado de quem precisa de você




Todos os problemas retratados em Reino do Amanhã foram desencadeados a partir do momento em que Superman aceitou ser deixado de lado pelas pessoas que jurou proteger. A humanidade desejava uma mudança de postura do herói, e quando Magog surgiu, trazendo o tipo de comportamento que a sociedade desejava, o Kryptoniano achou que não havia mais espaço para ele e se aposentou.


Diversos outros heróis se afastaram como consequência, mas a história nos mostra como essas decisões só causam mais problemas. Nem sempre alguém que precisa de ajuda pede socorro da maneira convencional. Às vezes, quem sofre ou quem necessita de uma mão amiga sequer sabe de sua situação e chega a afastar quem procura ajudar. Como exemplo podemos usar relacionamentos abusivos, nos quais quem é machucado acaba afastando as pessoas que tentam tirar seu ente querido daquela situação.


Não significa que você deve desistir dessa pessoa. Pelo contrário, devemos lutar ainda mais nesses casos, permanecer ao lado de quem precisa do nosso auxílio. Proteger aqueles que amamos não é um simples gesto de generosidade, mas o dever de qualquer pessoa de bem. Proteja aqueles que precisam de proteção e jamais os abandone.



Assuma as consequências dos seus atos





Superman, assim como muitos heróis que seguiram o próprio rumo, no decorrer da trama compreendem as consequências de suas escolhas. Como dito anteriormente, ele decidiu deixar a humanidade escolher novos defensores despreparados. Nada daquilo teria ocorrido se Clark tivesse lutado para recuperar a confiança das pessoas.


Seja herói ou não, todos precisam aceitar as consequências de suas escolhas e ações. Ninguém acerta sempre e aprender a entender onde você errou para ter sucesso na próxima é uma característica essencial para viver neste mundo.


Pare de culpar o próximo pelos seus fracassos, pare de apontar o dedo na cara dos outros pela situação da sua casa, da sua rua, da sua cidade ou do seu país. Aprenda a reconhecer a sua parte em tudo de ruim que ocorre e assuma! Siga em frente com o peso das suas falhas, pois é somente assim que nos tornamos melhores no futuro.



Cuidado com o que deseja



O mundo entrou em um estado de caos em Reino do Amanhã não apenas pelas escolhas dos heróis, mas também pelos desejos dos civis. A população desejava heróis mais violentos e radicais, que resolvessem as coisas de modo definitivo. Com o tempo, a moral questionável desses defensores foi se tornando mais tóxica ao ponto das próprias pessoas que tanto os desejaram sofrer com isso, correndo até risco de vida.


Em nossa vida, muitas vezes somos tolos, desejando coisas sem pensar nas consequências. Defendendo pessoas que desconhecemos como deuses salvadores e entregando nosso destino em mãos erradas. Colhemos o que plantamos, então boa parte da responsabilidade das consequências de desejos egoístas é nossa.



Nada, nem ninguém, é perfeito




Desça do seu pedestal, quebre sua arrogância e cresça. Pare de impor suas preferências e gostos pessoais como superiores. O seu ídolo pop, o seu escritor ou diretor favorito, e até mesmo você... Tudo e todos possuem defeitos, pois nada que possui origem na humanidade pode ser perfeito.


Reino do Amanhã nos ensina isso ao mostrar heróis tão consagrados tomando decisões e ações com consequências graves. Não apenas o Superman, como tantos outros, nunca foram perfeitos e jamais serão. Aceitar nossas imperfeições, assim como aceitar as imperfeições daquilo ou daqueles que gostamos abre espaço para que possamos evoluir.


Só existe aprendizado e evolução com diálogo, e diálogo apenas existe quando você aprende a admitir as falhas do seu "mundinho paralelo". Respeite as opiniões alheias, aceite as imperfeições das suas próprias opiniões e aprenda a ouvir, conversar e também ensinar. Se os heróis da velha guarda em Reino tivessem ouvido mais e ensinado mais às novas gerações, muitas tragédias na obra teriam sido evitadas.



Você não pode salvar o mundo sozinho




O filme da Liga da Justiça pode ter recebido uma enxurrada de críticas, mas em uma coisa ele acertou, e tem em comum com Reino do Amanhã: a ideia de que ninguém pode salvar o mundo sozinho. Nem mesmo os mais poderosos heróis podem lidar com todos os problemas do planeta sozinhos. A Mulher-Maravilha fracassou na missão de levar o planeta rumo a um estado de maior paz e igualdade: e não por ela ser incapaz, mas por ser esta uma missão que exige a colaboração de outras pessoas. Da mesma maneira, Superman não salvaria o mundo por sua própria conta sem o apoio dos demais.


Quando você precisa de ajuda emergencial, e alguém lhe estende a mão, a religião, sexualidade, etnia, raça ou gênero daquela pessoa importam? Do mesmo modo, quando é você com o poder de ajudar alguém, esses estereótipos devem e precisam ser irrelevantes. Pois, um dia você salva, no outro precisará ser salvo. A sociedade na qual vivemos, o mundo no qual vivemos, não é construído por apenas uma pessoa, ou apenas um tipo de pessoa.


Desde os tempos antigos, diversas mulheres e homens, com inúmeras diferenças, se unem para levar o mundo adiante. Muitos dedicaram suas vidas para que, hoje, você tenha o direito de estar onde está. E mesmo que seja alguém com boas condições financeiras e influência, não seja arrogante ao acreditar que não vai precisar de alguém um dia. Você irá. Não julgue para não ser julgado, não abandone para não ser abandonado. E ame para ser amado.





Não pense que ler algo sem absorver suas mensagens te acrescenta em algo. Histórias em quadrinhos, assim como qualquer outro tipo de história (sejam filmes, animes, novelas, séries, etc) têm como função principal transmitir uma mensagem. Se uma trama não fala de nada além de batalhas aleatórias, ou quaisquer aspectos superficiais, elas não acrescentam na vida de alguém, nem merecem ser comparadas às grandiosas obras como esta de que estamos falando.


Reino do Amanhã é uma obra esplêndida pelas discussões profundas que promove e pelas mensagens importantes que nos oferece. Respeita o legado dos seus personagens e, em momento nenhum, os distorce ou os transforma em algo fora da curva apenas para favorecer seu roteiro (algo, infelizmente, frequente na indústria dos quadrinhos). Reino tem o cuidado de estudar meticulosamente como seria a ação de cada personagem naquele contexto, e dessa forma, vai nos ensinando tantas lições. Isso sim é que é uma grande história.




3 visualizações0 comentário
bottom of page