top of page

Por que Asa Noturna é o herói mais sexy dos quadrinhos?






É comum ver Dick Grayson dominando listas sobre os heróis mais sexys dos quadrinhos. Já faz tempo que Asa Noturna povoa o imaginário feminino e masculino como o grande sex symbol entre os personagens da DC e da Marvel. Apesar de, para alguns, Dick possuir fortes concorrentes nessa categoria como Batman, Wolverine ou Superman, é quase unânime a opinião de que o primeiro personagem que foi chamado de Robin merece a medalha de ouro na competição.


O apelo sexual do personagem, no entanto, não é notado somente pelos fãs. A DC não apenas reconhece esse aspecto do personagem, como frequentemente o utiliza em suas tramas. É notório que, além de tudo, ele é um dos poucos sex symbols masculinos dos quadrinhos que realmente "vestem a camisa".


O site Comics Alliance, em 2015, falou com os especialistas no assunto, Tim Seeley e Devin Grayson, e com diversos fãs do personagem, realizando um intenso estudo do material original do herói para chegar ao fundo desta questão. Para acessar a pesquisa na fonte original, confira: https://comicsalliance.com/why-is-nightwing-hot/.



Dick Grayson, o Asa Noturna, em uma batalha


"Vivemos em uma sociedade que realmente aprecia e glorifica a juventude", diz Tim Seeley, que escreveu Grayson, uma versão de uma série solo de Asa Noturna. "Dick é e tem sido, por 75 anos, um epítome da juventude. Ele sempre será aquele encanto de menino em um mundo de 'adultos'". Seeley ainda o define como um "Batman acessível", pois, na sua concepção, Batman é sombrio e sexy, mas não tão divertido. "Dick é confiante, engraçado e sedutor... Ele é todas essas coisas, além de ocasionalmente ser pensativo e misterioso. É uma combinação bem sexy", declara.


A Comics Alliance acredita que o herói ocupa uma posição incomum da juventude eterna devido ao seu relacionamento com seu mentor, Batman. Para o site, a divisão geracional entre esses dois personagens obriga Dick a permanecer jovem para que o outro nunca fique velho demais. "Isso fixa Grayson à interseção ideal para uma queda de pin-up; idade suficiente para ser sexual, jovem o suficiente para ser desejável para um público jovem", declara.


Porém, nem sempre foi assim. Dick Grayson, criado pelo escritor Bill Finger e pelos artistas Bob Kane e Jerry Robinson, surgiu nos quadrinhos como um garoto que cresceu, foi conquistando independência e absorvendo as características do seu tutor sem deixar de ter sua própria individualidade. Os leitores acompanharam o início de sua trajetória como Robin (Abril de 1940) até a primeira vez em que assumiu uma nova identidade no arco Novos Titãs: Contrato de Judas (1984), por Marv Wolfman e George Pérez.


Segundo o site, os artistas fizeram dos Novos Titãs "uma novela adolescente sobre super-heróis jovens e atraentes, com Dick Grayson em seu coração". As histórias teriam apresentado o personagem como um garanhão sensível, visto em cenas como a saída de um banho ou momentos na cama com a namorada Estelar. A abordagem gerou polêmica e a Comics Alliance alega que Wolfman teve de emitir uma resposta oficial naquele período declarando: "Não toleramos, nem condenamos aqueles que acreditam ou desacreditam no sexo antes do casamento".



Asa Noturna, na arte de George Pérez

A apresentação do herói como um jovem sexual, por outro lado, seria importante para uma atração maior do público feminino. A escritora Devin Grayson, responsável pelo título do Asa Noturna na DC Comics de 2002 a 2006, declarou para o site: "Quando falamos em atrair mulheres para os principais quadrinhos de super-heróis, um dos componentes disso deve ser a atração literal". Segundo ela, ninguém dedica mais energia nas mídias sociais e emprega mais dinheiro em uma causa do que uma adolescente apaixonada. Em suas colocações, Devin diz que pode admitir que nunca teria lido ou escrito quadrinhos se não tivesse se apaixonado pelo Asa Noturna.


A Comics Alliance aponta, no entanto, que a mudança no traje do personagem também foi importante para a consolidação dele como um apelo sexual. Brian Steelfreze, em 1995, notou o potencial sensual de Dick e lhe presenteou com um uniforme esteticamente mais atrativo. "A divisa azul aprimora o adonis-V do físico do personagem, enfatizando a amplitude de seus ombros e emagrecendo sua cintura, e levando o olho irresistivelmente para baixo. O traje é sexy - mesmo revelando apenas um pouco mais a pele nua do que a roupa de um apicultor. O preto alonga o torso, aprimorando a construção esbelta e flexível do personagem, e força os artistas a realmente exibirem a definição muscular para destacá-la", apresenta o site.


Em entrevista ao site, um fã resumiu o apelo estético do personagem: "É aquele corpo magro! Ele é desenhado para contrastar com o Batman, então não pode ser excessivamente musculoso." Outro fã notou o destaque no traseiro do Asa Noturna, uma de suas marcas registradas, algo que também é ressaltado por Devin Grayson. "Eu amo o traseiro do Asa Noturna", diz ela. "Há memes sobre isso, algumas fan-arts. Se eu fosse um super-herói masculino contemporâneo próximo dele, acho que poderia considerar seguir sua liderança e renunciar à capa para ver onde ela me levou".



Esboços do personagem em seu traje idealizado em 1995

A Comics Alliance ressalta que o contraste citado pelo primeiro fã ajuda a vender o personagem como um apelo sexual. E acrescenta: "Depois dessa fantasia, Dick Grayson foi confirmado como um colírio para os olhos dos homens". Por outro lado, o site diz que Asa Noturna sempre foi mais do que o status de objeto sexual, apontando que todos que contribuíram para a pesquisa falaram sobre sua personalidade.


No período da pesquisa, o personagem não estava usando seu traje clássico, mas sendo retratado como um agente na obra Grayson, de Tim Seeley. O artista diz que a ideia de Katie Kubert, editora da série original, era produzir um quadrinho de um espião legal, liso e sexy, estrelado por Dick. Os dois, segundo Seeley, conversaram sobre como Asa Noturna era um dos poucos super-heróis masculinos com uma base de fãs tão intensa e o quanto gostariam de aproveitar essa energia para a história.


Autor de populares tramas de terror anteriores à obra Grayson, Tim conta que é acostumado com leitoras conversando com ele sobre seus trabalhos. No entanto, sua atuação com o Asa Noturna levou ao quadrinista um fluxo de homens gays e um público novo de mulheres que não liam horror. "Foi totalmente inspirador. Estou confiante de que abordamos o livro da maneira certa, então espere mais Dick sem camisa!", declara.



"Os símbolos sexuais masculinos têm maior probabilidade de serem percebidos como pessoas inteiras, com inteligência, personalidades e habilidades, além de fascínio físico"




Asa Noturna, na obra "Grayson"

A sexualização de personagens nos quadrinhos é uma ferramenta comum para a atração de leitores, segundo a Comics Alliance e seus entrevistados. Contudo, o site aponta que os outros heróis do sexo masculino, fora o Asa Noturna, não são apresentados de maneira sexy e que isso é algo mais atribuído às personagens femininas. A Comics Alliance define Dick Grayson como um galã eternamente jovem, sexualmente ativo, vendido como desejável, possuidor do traje possivelmente mais sexy e dono de uma das personalidades mais agradáveis dos quadrinhos. E mais: sem concorrentes nesses quesitos.


A roteirista Devin Grayson, para o site, argumenta que ninguém é socialmente ensinado a objetificar homens da mesma maneira que é feito com as mulheres. Ela acrescenta que isso até pode acontecer, mas não com uma frequência ininterrupta da mídia. "O resultado é que os símbolos sexuais masculinos têm maior probabilidade de serem percebidos como pessoas inteiras, com inteligência, personalidades e habilidades, além de fascínio físico", declara. "Isso definitivamente é verdade para o Asa Noturna, e parte do apelo de Dick é que recebemos todo o pacote".


Vitor Hugo Torres, estudante de 18 anos e administrador da comunidade DC Comics no aplicativo Amino, no entanto, acredita que a sexualização do personagem possui o mesmo impacto e problemática que a sexualização de personagens femininas. Em entrevista para a reportagem, o fã do Asa Noturna alega notar como diferença entre elas apenas o modo como são feitas e retratadas. Considera Dick Grayson como um homem sensual que eventualmente se aproveita disso em suas missões, mas argumenta que há diferença entre a sensualidade e a sexualização: "Claro que, assim como as mulheres, [homens] devem expressar a sensualidade sem precisar se sexualizar".


Por outro lado, o estudante afirma que a sensualidade entre homens é um tabu nos quadrinhos, mas que as histórias do herói podem ter potencial para normalizar esse assunto. "Casos de homens que usam a sensualidade como algo comum são difíceis e julgados quando acontecem", alega, como um apoiador da quebra dessa realidade.


Os limites que separam sensualização de sexualização, portanto, podem variar de acordo com a opinião pessoal. De qualquer modo, essas características, para pessoas como a roteirista Devin Grayson, já estão atreladas ao Asa Noturna. "Realmente não há nada que você possa fazer, neste momento, para tornar Dick Grayson não-sexy", diz ela. "Então, é melhor você abraçar isso. É um atrativo claro para os leitores do sexo feminino e a ideia de que os consumidores do sexo masculino não querem ler sobre caras atraentes com vidas sexuais ativas é, na melhor das hipóteses, equivocada".







718 visualizações0 comentário
bottom of page