top of page

Por que Mulher-Maravilha, Superman e Batman são os maiores heróis dos quadrinhos?






Os três arquétipos principais da DC são representados por Superman (o lado científico), Mulher-Maravilha (o lado místico) e Batman (o lado humano), os componentes da famosa Trindade de super-heróis da grande editora. No entanto, será apenas isso o peso dos três?

O conceito de "Justiça" é muito amplo e super-heróis nem sempre concordam com um único conceito de justiça. Não entraremos demais nesses detalhes técnicos, mas saibam que, dentre as variadas formas de justiça, destaco aqui três:

• Comutativa;

• Legal;

• Social.


Superman e a Justiça Comutativa

O Kryptoniano representa a ética, sim. É um ledo engano classificar Superman meramente como um personagem bonzinho, pois de fato, ele não é apenas isso. Superman é a ética, um exemplo de comportamento a ser seguido. Ele não pratica coisas boas por ser somente bom, mas sim por ter aprendido a ser desta maneira, por tentar ser um indivíduo íntegro e de caráter: Clark procura ser correto, sua bondade é consequência. Muitas vezes, ele se conforma com as situações do mundo em que vive porque apenas tenta permanecer parte dele, e não necessariamente transformá-lo, decidido a inspirar as pessoas a serem o melhor de si sem, de modo direto, interferir para que o mundo mude. A ética é praticar o correto aos seus olhos, alimentar o que é justo porque é assim que, nas concepções de justiça igualitária, deve ser. É por representar isso que Superman abomina matar ou usar todos os seus poderes contra seus inimigos. Por isso, ele é quem se aproxima da Justiça Comutativa.



Batman e a Justiça Legal


Batman é a lei, e representa o lado punitivo do conceito de justiça. Ele não trabalha através da esperança de quem salva, mas do medo de quem o Cavaleiro das Trevas confronta. O vigilante conhece suas limitações e sabe que não tem condições para vestir um ideal como Superman, mas também acredita naquilo que é capaz de fazer. Batman foca nos criminosos, ele representa aquele desejo primitivo que temos de ver nossos opressores pagando por seus crimes, nossa vontade de ver a lei servindo para colocar quem nos faz mal em seu devido lugar. Isso não quer dizer, exatamente, que o herói age conforme a lei do homem sempre. Ele sabe como a mesma é falha e incorpora sua própria legislação para cumprir com aquilo que a justiça punitiva dos humanos não consegue. Portanto, o vigilante representa o aspecto legal do conceito de justiça, da punição, da força de repressão contra os transgressores.




Mulher-Maravilha e a Justiça Social


Por último, e não menos importante, a primeira grande heroína dos quadrinhos. Mulher-Maravilha não é apenas uma mulher poderosa, como também a defensora da paz, amor, verdade e igualdade. Ela prega as crenças de que todos deveriam ser tratados da mesma forma, vivendo em comunhão uns com os outros, assim como é em Themyscira, a ilha das Amazonas. A base de sua postura é o amor pela vida e a busca pela verdade, pois não importa em qual situação esteja, Diana não aceita as leis como Superman, nem se alimenta do medo para se impor, como Batman. Ela quebra as mentiras, as desigualdades e o preconceito com a mais pura verdade. E o que seria isso? A Justiça Social. A Mulher-Maravilha representa todos aqueles que lutam e acreditam em um mundo melhor, que defendem a mudança e a transformação de uma sociedade hipócrita e dissimulada. A luta de revolucionários não é baseada na força, mas no poder da verdade. Esse é o aspecto que a princesa das Amazonas carrega desde sua criação.


Os três são diferentes, mas complementares. A ética, a lei e a verdade são essenciais para o funcionamento adequado do mundo. Os quadrinhos não são mero entretenimento, mas apontados como forma de educação e conscientização por muitos especialistas e profissionais de diversas áreas. Poucos personagens nos fazem refletir sobre o mundo em que estamos e a justiça em que acreditamos como esses três: e quando digo isso, englobo todos os personagens da cultura pop, não apenas DC ou Marvel.

Nenhum outro herói representa mais a ética e Justiça Comutativa como Superman. Nenhum outro herói representa mais a lei e Justiça Legal como o Batman. Ninguém representa mais a verdade e Justiça Social como a Mulher-Maravilha. Não importa o quanto outros heróis possam ser fantásticos e interessantes (pois não estamos discutindo aqui gostos pessoais), nenhum outro personagem carregou por tanto tempo aspectos tão fortes e importantes para o mundo dentro e fora dos quadrinhos como esses três.

Você pode não ter eles entre seus favoritos, pode gostar mais dos personagens da Marvel ou qualquer outra mídia, mas não pode negar que o mundo dos quadrinhos, e mesmo a cultura pop geral, não seriam nada perto do que hoje são sem a Trindade da DC Comics. Poucas figuras fictícias se tornam tão grandiosas. E você? Quer se adequar no mundo? Quer equilibrar o mundo? Ou quer mudar o mundo?


5 visualizações0 comentário
bottom of page